segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma aventura entre elásticos! Capítulo 2!

Chegou o grande dia!

Acordamos todos anciosos, cheios de “comos, porquês e serás!”

Foi um dia bastante atípico, estávamos a caminho de uma experência única, diferente e sem saber como seria, como as coisas iriam acontecer.

Sendo dia 02 de abril saímos todos de azul, para lembrar dos nossos amigos e para dizer ao mundo que olhem para as diferenças. Dia 02 de abril é o dia mundial de consciência do autismo! E o mínimo que podíamos fazer era sair de azul em homenagem a todos que fazem parte da nossa vida de uma forma muito particular, nos ensinando a ser mais humanos em todos os sentidos.

De repente chegamos ao Centro de Pesquisa Vitória, hoje com uma nova expectativa, seria o primeiro dia de tratamento, o primeiro dos muitos dias que estão por vir.

Iris estava eufórica, com um brilho diferente no olhar, querendo conhecer, aprender e tendo certeza de que sairá de lá mais forte que o Popeye!

Essa euforia nos leva numa onda de otimismo, porque o mais importante de tudo é que ela esteja disposta e pronta para as atividades.

Antes de começar ela fez uma avaliação com o Bio- feed, através de sensores o computador vai criando gráficos que medem a amplitude e sustentação dos movimentos, ela estava muito interessada, querendo entender como funcionava e vendo os seus movimentos se transformando em desenhos na tela do computador. Depois recebeu uma espécie de massagem, que estimula toda a musculatura e “acorda” cada um dos músculos para o trabalho que vai ser feito e também libera as articulações. Essa etapa é muito importante para que os exercícios sejam feitos da melhor forma possível. Aí vem uma série de abdominais, gente eu cansei só de ver! A Iris reclamou um pouquinho, mas fez toda a série numa boa! Depois de tudo isso é que começaram os exercícios! Até aqui somente a preparação do corpo dela é que aconteceu!

Ela vestiu o traje, achando tudo muito legal! Realmente os elásticos vão puchando daqui e dali e de repente a Iris estava em uma esteira andando e gritando: Mãe, sem tutor! Sem tutor!!!

Não preciso nem dizer que daqui prá frente a todo instante meus olhos ficavam marejados! Eu olhei prá Iris e vi nos olhos dela uma alegria tão grande que é difícil descrever! Acho que foi prá mim e para o Ricardo um dos momentos mais felizes que já vivemos. Realmente emocionante!

Foi a primeira fez que a Iris pode mesmo sentir os movimentos da marcha, de andar livremente, de pular com as próprias pernas. Ela foi a loucura na cama elástica!

Saímos de lá recarregados de uma energia muito boa, uma alegria imensa, uma sensação muito diferente.

Imaginei que a Iris iria ter dores musculares, que ia ficar cansada, mas nada. Tá certo que ela entrou no carro e capotou, dormiu mesmo...durante 20 minutos e acordou querendo mais, sem parar de falar: Você viu? Você viu?

“Mãe quero que a noite passe rápido e a manhã passe rápido, prá que chegue logo a tarde e eu possa andar na esteira e pular!”

Dormiu falando nisso e acordou super bem, sem dor, sem cansaço e só dizendo: “Vamos logo para o tratamento!!!! Não vejo a hora de ir para o tratamento!”

Não preciso nem dizer que ela nem imagina a nossa felicidade em ouvir isso!!!

E lá fomos nós novamente, cheios de dúvidas, de receios, poucos medos e uma vontade enorme de ver a Iris com aquele sorriso enorme no rosto.

Os terapeutas estão sendo incríveis com a Iris, avaliações minuciosas, atentos a tudo e num super astral legal que deixou a Iris se sentindo em casa.

Ela não gosta muito da primeira parte, da estimulação e dos abdominais, mas topa qualquer coisa para chegar a esteira! Rsrsr

Na terça conseguimos ir ao teatro para atender a um pequeno pedido da nossa guerreira e ainda terminamos com chave de ouro na companhia de grandes amigos, família Bollmann! Sem palavras para Marcos, Erick e Caio! Uma amizade sincera que nos fortalece sempre! E um super cachorro quente prensado prá Iris entender como é bom! Obrigada gente!

Continuou animada nos dias que se seguiram, foram feitas novas avaliações, e a adaptação da Iris já terminou com 3 horas de tratamento numa boa!

A Iris está tão tranqüila que até já andou arrumando uns apelidos para os tios do tratamento!

Nós estamos muito bem impressionados com tudo! Acredito firmemente que essa experiência vai mudar os caminhos que vamos seguir a partir de agora. Depois de ver a Iris fazendo tantos exercícios, de uma forma tão dinâmica e inteira senti vergonha da nossa cultura que acredita que meia hora de atividade duas vezes por semana é suficiente para melhorar a qualidade de vida de pacientes que precisam de muito mais. Espero que isso mude rapidamente!

Quando chegamos na quinta, véspera de feriado, terminamos o dia realizados! Vinha vindo um temporal, um vento daqueles, uma chuva fria...mas dentro de mim um temporal de bons sentimentos acontecia da mesma forma! Olhar prá Iris me faz sentir viva, com vontade de melhorar, de aprender. Ela é tão mais forte que eu, que eu tenho muito a agradecer!

Prá terminar fomos a Aldeia do Beto, encontrar nosso grande amigo Beto, o cara das melhores batatas e de um grande coração!!! Como eu queria o bazar vai acontecer no dia 21, no espaço mais bacana da cidade, com direito a série especial de camisetas da Nata com desenhos da Iris e tudo que a gente quiser sonhar! Depois vai ter mais! Uma batata com recheio criado pela Iris e pelo Beto, e aí vou querer ver todo mundo chegando lá e pedindo a batata da Iris!

No melhor dos sentidos a batata da Iris está assando!!!!

Ter amigos é maravilhoso!

Ter você filha é indescritível!

Nessa semana também encontramos amigos queridos, Dir, D. Dirce e Sr. Rodolfo foi muito bom estar com vocês!!!

Quando chegamos na sexta a noite, depois de colocar a Iris para dormir, fui ver meus emails e qual não foi minha surpresa quando vi um email da Claudiana, uma das terapeutas me contando, como ela mesma disse, o outro lado da história. Cai em lágrimas, fui pega de surpresa! Ela estava me contando de fato o outro lado da história, sobre como entrou em contato conosco e sobre como acabamos chegando ao Centro de Pesquisa Vitória. Sobre como a Iris também sacudiu a equipe e sobre como estavam felizes com a primeira semana!

Então ela citou um frase de Theodore Roosevelt que tomarei a liberdade de citar também: “ É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota.” E assim se passou essa semana. Eu respondi para a Clau dizendo que exatamente porque me apaixonei completamente por aqueles olhinhos cheios de luz não aceitei uma simples condenação. E por Deus ser justo manteve a televisão ligada naquele sábado a tarde e nos trouxe até aqui!

Coragem não nos faltará, nem a Iris. Vamos seguir trilhando o caminho da melhor maneira possível e sei que muitos capítulos maravilhosos serão descritos aqui!

Nosso final de semana foi abençoado com o encontro de 63 pessoas da família que vieram de vários cantinhos desse país para nos ver e ver a família reunida. Haviam lá tias, tios, primas e primos, alguns que eu não via a 16 anos, muitos que não conheciam a Iris e foi maravilhoso! Mas isso vou deixar para o próximo post! Posso dizer que nunca em tão pouco tempo sorri e chorei tanto de tanta alegria! Uma Páscoa iluminada, com sentimento de renovação, de vida, de alegria!

Obrigada pelos ótimos momentos!

Estamos prontos e cheios de energia para começar essa nova semana!


Nossa família de azul! 02/04 dia mundial de conscientização do autismo!

Iris fazendo o Bio-feed, querendo aprender como funciona.

Bem alto Iris!!!

Sem tutor mãe!!! Deus te abençõe infinitamente filha!!!

Será que dormiu? Mas acordou logo rindo sem parar!

Avaliação sensorial, a Iris é colorida!

Estimulação para a musculatura! E vamos alongar esse joelho!

Na gaiola do macaco, muita musculação!

Força Iris!

Chegou na esteira! Será que ela está curtindo?

Mais exercícios!

Linda! De pé!

Vai voar Iris!

Pulando na cama elástica!

Terminamos a primeira semana! Muita alegria!

A Iris e a tia Clau! Não é que o coelho passou por aqui!

Páscoa feliz! Para todos!

4 comentários:

  1. Aline, vc não imagina o orgulho que sinto a cada palavra aqui descrita! Orgulho de vc, do Ricardo e dessa Princesinha que ilumina esse mundo, Iris!!! Rio e choro de emoção a cada palavra lida! Agradeço imensamente a força e alegria que vc nos transmite nas postagens, pois nos fortalece também pra enfrentar nossas lutas diárias, que são minúsculas diante da força da Íris!!! Deus ilumine vcs todos os dias e permita que vcs continuem nos alegrando a cada dia!!! Parabéns e obrigada!!! Qualquer coisa me ligue, bjão, Dir.

    ResponderExcluir
  2. Que aventura!
    Continuem firmes...
    Vou mostrar as fotos pro Dani!
    A Iris tem sorte por ter pais tão dedicados...

    ResponderExcluir
  3. oi adorei o post e estou bem feliz!
    cai em lágrimas ao ler o post e fiquei muito emocionada
    beijos maritza

    ResponderExcluir
  4. Que linda !!
    Que força, que alegria..de cair em lágrimas ..
    parabéns pelo belo trabalho tbm !
    Íris, a Maria Eduarda, está sentindo muito sua falta !!! não vê a hora de vc voltar e contar tudo !!

    Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por ter visitado o blog! Seu comentário é muito valioso para mim! Volte sempre! Um beijo Aline!!!